Secretaria de Saúde de Sebastião Barros realiza a campanha Março Lilás

Compartilhar


Data: 15/03/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Sebastião Barros realiza a Campanha Março Lilás, com o objetivo de chamar a atenção das mulheres sebarrienses para os riscos do câncer de cólon do útero e a importância dos exames e cuidados preventivos. A secretária municipal de Saúde, Neila Cristine Guedes Cardoso, afirma que essa campanha de conscientização é muito importante,  já que a descoberta precoce da enfermidade é crucial para a saúde feminina.
 
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
 


 

“Com a chegada da pandemia todas a maioria das enfermidades foram deixadas em segundo plano, sem a devida atenção, por isso nós chamamos a atenção das mulheres da nossa cidade para a realização dos exames preventivos de forma regular e tratamento adequado da doença”, comenta a secretária Neila.
 
Além do exame preventivo, outra forma de prevenção é por meio da vacina tetravalente contra o HPV, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
 
Na Unidade Básica de Saúde de Sebatião Barros, no Centro, as consultas para a realização do exame de Papanicolau podem ser realizadas todas as segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Já a vacina contra o HPV pode ser feita de segunda à quinta, sempre no período da manhã.
 
"Viva todas as possibilidades, dance e sorria, pois a vida é superação e gratidão, então não deixe a vida terminar por onde ela começa”, finaliza a secretária.



Voltar